O mercado e o marco regulatório de suplementos alimentares no Brasil

O mercado mundial de suplementos continua aquecido e foi avaliado em mais de US$ 109 bilhões em 2019, segundo a Euromonitor. A expectativa é de que continue crescendo a um CAGR de 5% nos próximos 5 anos, atingindo US$ 142,7 bilhões em 2020!

E o que será que está por trás desses números? Provavelmente o comportamento dos consumidores contribui, e muito! Sabemos que cada vez mais as pessoas buscam se cuidar de dentro para fora, têm um olhar mais holístico para a saúde, e a alimentação balanceada é desejo de muitos.

Segundo a pesquisa*da ABIAD(Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos para fins especiais), o consumo de suplementos alimentares no Brasil aumentou 10% (em comparação à primeira edição da pesquisa, em 2015) e apurou que os produtos estão presentes em 59% dos lares brasileiros, com no mínimo uma pessoa consumindo suplementos.

Dos 5.500 novos suplementos que foram lançados no mundo em 2019, 21% estão concentrados na América Latina, região com maior número de novos produtos, segundo a Mintel. Na corrida pelos suplementos mais inovadores, vemos as grandes indústrias farmacêuticas com a maior representatividade em valor de mercado, porém tal dinâmica se dá de maneira bastante pulverizada. Elas possuem uma grande oferta de suplementos para os mais diversos objetivos, incluindo aqueles cujo mercado é mais expressivo, nesta ordem (Mintel, 2020):
1. Saúde geral, representada em sua maioria por polivitamínicos
2. Saúde digestiva
3. Sistema imunológico, atualmente ainda mais impulsionado pela pandemia da Covid-19
4. Saúde do coração
5. Articulações e Beleza, no mesmo patamar

Em 2018, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou o novo marco regulatório da categoria de suplementos alimentares. Foram aprovados pela ANVISA cerca de 383 componentes para uso em suplementos alimentares e 189 alegações (claims), além de 249 aditivos alimentares e 70 coadjuvantes de tecnologia, o que sob o ponto de vista regulatório é a porta para desenvolvimento de novos produtos, segundo Talita Andrade, responsável pela área de Assuntos Regulatórios da FrieslandCampina Ingredients. Para a especialista, a nova legislação é de extrema importância para a gestão do risco e regularização do mercado, além de representar grande oportunidade para a inovação.

A especialista em Assuntos Regulatórios destaca que a empresa apresenta em seu portfólio diversos ingredientes autorizados pela ANVISA para uso em suplementos alimentares, tais como proteínas e fibras alimentares provenientes do leite, e que recentemente, a empresa obteve novos registros de ingredientes que atendem as especificações da ANVISA, ampliando a oferta de concentrados e isolados proteicos especiais que certamente promoverão inovações no mercado. “É indiscutível a importância destas proteínas de alta qualidade para a saúde muscular e dos ossos, não apenas com foco em alimentos voltados a prática esportiva, como também para os consumidores cada vez mais interessados em nutrição para uma vida ativa e envelhecimento saudável. Estamos trabalhando em novas aprovações, e em breve ampliaremos as opções ofertadas ao mercado brasileiro.”, afirma Talita Andrade.

A líder de vendas da FrieslandCampina Ingredients Latam, Dana Jirousek, destaca quea FrieslandCampina Ingredients possui ampla variedade de ingredientes que atendem as especificações da ANVISA para emprego em suplementos alimentares.

Dana Jirousek destaca dois ingredientes, o WPI Clear e o WPI I que são constituídos de proteínas isoladas do soro de leite, mais puros e trazem maior concentração de proteínas, cuja carga proteica chega a ser até 95%. São derivados do soro de queijo (holandês de alta qualidade), conferindo proteína de alta qualidade e com alto valor biológico, além de boa digestibilidade. É utilizado especialmente para alimentos, tais como shakes para Nutrição Esportiva e outros suplementos alimentares . O WPI Clear é o grande destaque para desenvolvimento de bebidas devido sua excelente performance e entrega sensorial. Ambos, WPI Clear e o WPI I, também atendem as exigências da ANVISA para uso em suplementos alimentares.

Na tabela abaixo produtos FCI já autorizados para utilização em suplementos.

Produto FCI           Nutriente
GOS                             fibra
NW 800F                   proteína
NW 800I                    proteína
NW Hydro                 proteína
NW IsolateClear      proteína
NW Isolate I             proteína

 

*O estudo foi realizado em sete capitais – Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Belém (PA) -, nas cinco regiões do Brasil, configurando uma amostra com representação nacional, com 1006 entrevistas. O perfil dos participantes foi de 50% de homens e 50% de mulheres, com idade entre 17 e 70 anos, de todas as classes sociais.

"*" indicates required fields

Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Would you like to stay informed with relevant updates and insights?*

FrieslandCampina processes your data in line with its privacy policy.

Please wait, the form is being loaded...